domingo, 7 de setembro de 2014

ELIMINATÓRIAS - 1ª Rodada Rumo à CAN 2015

No último fim de semana tivemos todas as partidas da rodada inaugural das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações do ano que vem. A seleção do Marrocos, que já está garantida na competição por ser o país-sede, enfrentou o Catar em um amistoso já relatado no PFA, terminado em 0 x 0, além de enfrentar o Chade com o time B, vencendo por 3 x 0, e vencendo a Líbia por 3 x 0 neste domingo. Outro amistoso envolvendo seleções que não disputam eliminatórias ocorreu neste domingo, com o Burundi vencendo a Tanzânia por 2 x0, com gols de Ntibazonkiza ao 1' e Ndikumana aos 24' de jogo.

Abaixo, todos os resultados, dispostos pela ordem grupal:

GRUPO A

Sudão 0 x 3 África do Sul


Em um jogo que parecia equilibrado até o início do segundo tempo, Vilakazi abriu o placar aos 10’ da etapa complementar e ampliou aos 17’. Aos 34’ Ndulula definiu o placar elástico e o melhor placar de um visitante na rodada.

Sudão foi a campo com:
Mahgoub, Bala, Amir, Gaffar, Abdallah, Omer, Aleldin, Agab (Mohamed), Nizar (Koko), Bisha (Nasreldin), Bakri
Técnico: Mohammed Abdullah Mazda (Sudão)

África do Sul foi a campo com:
Meyiwa, Ngongca, Hlatshwayo, Mathoho, Matlaba, Jali, Furman, Masango (Manyisa), Dolly (Zwane), Rantie (Vilakazi), Ndulula
Técnico: Shakes Mashaba (África do Sul)

Nigeria 2 x 3 Congo-Brazzaville


Numa das maiores surpresas da rodada, a Nigeria praticamente completa (a única ausência foi o goleiro Enyeama, que alegou razões pessoais para não participar dos dois primeiros jogos qualificatórios) foi surpreendida pelo Congo, após sair à frente no placar com gol de Ambrose aos 13’ e aparentar um caminho fácil para a vitória, três minutos depois Oniangue empatou para os visitantes. Ainda no primeiro tempo os congoleses viraram o jogo aos 40’, com Bifouma, que ainda ampliaria o placar cobrando pênalti aos 8’ da etapa complementar. A equipe nigeriana pressionou até o fim, mas a falta de pontaria fez com que Salami diminuísse o placar apenas aos 44’, quando já era tarde demais.

O técnico Stephen Keshi que havia sido demitido após a copa e foi recontratado para essas duas partidas começou com o pé esquerdo e depende de um bom resultado contra a África do Sul na próxima rodada para se manter no cargo.

Nigeria foi a campo com:
Ejide, Ambrose, Omeruo, Oboabona, Echiejile, Onazi, Mikel, Azeez (Igiebor), Oduamadi (Salami), Nwofor (Emenike)
Técnico: Stephen Keshi (Nigeria)

Congo foi a campo com:
Massa, N’Ganga, Mouhbio, Bouka Moutou (Boukama-Kaya), Bissiki, Oniangue, Babele, Litsingi, Gandzé, Bifouma, Doré (Douniama)

GRUPO B

Mali 2 x 0 Malauí


Em jogo marcado para o sábado em Bamako e transferido para domingo por conta de grandes chuvas na cidade, os donos da casa abriram o placar adquirido graças ao gol de Sako aos 7’, onze minutos antes da expulsão de Samassa, goleiro do time malinês, que mesmo assim manteve o placar até os 47’, quando Diabaté ampliou e deu números finais à partida.

Mali foi a campo com:
Samassa, Diakité, Diawara, Coulibaly, Tamboura, Sylla, Traoré (Sambou Yatabaré), Mustapha Yatabaré (Sissoko)Keita, Sako (Touré), Diabaté
Técnico: Henryk Kasperczak (Polônia)

Malauí foi a campo com:
Harawa, Mzava (Mhango), Lanjesi, Nyirenda, Malata, Mulimbika, Kayira, Kamwendo, Ng’ambi, Ngalande, Msowoya (Nyondo)
Técnico: Young Chimodzi (Malauí)

Etiópia 1 x 2 Argélia


Com a mesma base que chegou às oitavas de final da Copa do Mundo, a Argélia venceu a Etiópia na casa do rival sem sustos, abrindo o placar aos 34’ da primeira etapa com Soudani e ampliando aos 39’ do segundo tempo com Brahimi. Saladin Said ainda marcou de pênalti aos 50’, quando já era tarde demais, e descontou para os donos da casa.

Etiópia foi a campo com:
Tassew, Alula Girma, Bargecho, James, Abebaw, Zeleke, Mengesha (Kebede), Bekele, Adane Girma (Minyiahile), Oukri, Saladin Said
Técnico: Mariano Barreto (Portugal)

Argélia foi a campo com:
M’Bolhi, Mandi, Belkalem, Medjani, Mesbah, Lacen, Taïder (Guédioura), Feghouli, Brahimi, Soudani (Mahrez), Slimani (Belfodil)

GRUPO C

Gabão 1 x 0 Angola


No retorno de Manucho a jogos oficiais pela seleção angolana, Mbingui marcou o único gol da partida para os donos da casa no último lance do primeiro tempo, aos 47’, e o placar manteve-se inalterado após o intervalo.

Gabão foi a campo com:
Ovono, Musavu-King, Palun, Manga, Zé Ondo, Madinda (Engonga), Mbingui, Bulot (Rogombé), Lengoualama, Aubameyang, Evouna
Técnico: Jorge Costa (Portugal)

Angola foi a campo com:
Antônio, Gomito, Kusunga, Bastos, Natael (Rudy), Chara, Adão (Vetokele), Ary Papel, Gilberto, Fredy (Christovão), Manucho
Técnico: Romeu Filemon

Burkina Faso 2 x 0 Lesoto


Com gols marcados no início de cada etapa, aos 11’ do primeiro tempo graças à Pitroipa e aos 4’ do segundo por Alain Traoré, dois dos principais jogadores da equipe, a seleção burquinense venceu o azarão Lesoto sem sustos. Aos 33’ da etapa final, Lerotholi foi expulso pelo lado dos visitantes pelo segundo amarelo na partida.

Burkina Faso foi a campo com:
Sanou, Koffi, Bakary Koné, Yago, Gouo, Djakaridja Koné, Kaboré, Nakouluma, Pitroipa (Abdoulrazak Traoré), Bertrand Traoré (Zongo), Alain Traoré (Bancé)
Técnico: Paul Put (Bélgica)

Lesoto foi a campo com:
Kuenane, Koetle, Lerotholi, Makepe, Kamela, Mokhahlane (Tale), Mofolo, Moletsane, Lekhanya, Seturumane (Marabe), Lekhoana

GRUPO C

República Democrática do Congo 0 x 2 Camarões


A mais criticada e pior colocada seleção africana do último mundial conseguiu se reencontrar com a vitória com metade do time titular que disputou a Copa. Aos 48’ do primeiro tempo N’jie abriu o placar, e aos 37’ do segundo o jovem Aboubakar deu números finais à partida.

Rep. Dem. do Congo foi a campo com:
Kidiaba, Mpeko, Mongongu, Mbemba, Ebunga, Zola, Mulumbu (Munganga), Makiadi, Cedrick (Kanda), Bolasie, Mubele
Técnico: Jean-Florent Ibengé (França)

Camarões foi a campo com:
Ondoa, Guihoata (Djeugoué), N’Koulou, M’Bia, Oyongo, Enoh, Mandjeck (Loé), N’Jie, Choupo-Moting, Moukandjo (Kweuke), Aboubakar
Técnico: Volker Finke (Alemanha)

Costa do Marfim 2 x 1 Serra Leoa


Mesmo com a estreia do técnico Hervé Renard os marfinenses venceram a partida no melhor “estilo Costa do Marfim” que vem ocorrendo há anos, já que resolveram a partida em poucos minutos, após sair atrás graças ao gol de Kei Kamara no final do primeiro tempo aos 43’, Doumbia empatou aos 18’ do segundo tempo, e Gervinho virou a partida cinco minutos depois, dando números finais ao placar, e fazendo a lógica prevalecer com vitórias dos favoritos do grupo.

Costa do Marfim foi a campo com:
Barry, Aurier, Djédjé (Bamba), Kessié, Boka, Tioté, Yaya Touré, Gradel, Kalou (Doumbia), Gervinho, Wilfried (Serey Die)
Técnico: Hervé Renard (França)

Serra Leoa foi a campo com:
Morris, Dumbuya, Bangura, Simbo, Suma, Medo, Sankoh (Lahoud), Jabbie (Al-Hadji Kamara), Davies (Wobay), Kei Kamara, Alhassan Kamara
Técnico:
Jonathan McKinstry (Irlanda do Norte)

GRUPO E

Gana 1 x 1 Uganda



Após dominar a primeira meia hora de jogo quase inteira no campo ofensivo, a seleção de Gana começou a sofrer pressão dos ugandenses, que pouco antes da ida para o intervalo aos 45’ abriram o placar com Mawejje. Logo no início da etapa complementar, Ayew converteu pênalti e deu números finais ao primeiro tropeço de Gana no processo eliminatório.

Gana foi a campo com:
Dauda, Afful, Boye, Mensah, Schlupp, Rabiu (Acquah), Kwadwo Asamoah, André Ayew, Atsu (Wakaso), Waris (Jordan Ayew), Gyan Asamoah
Técnico: Akwasi Appiah (Gana)

Uganda foi a campo com:
Onyango, Guma, Kabugo, Mwesigwa, Walusimbi, Aucho, Geoffrey Kizito, William Kizito (Miya), Mawejje, Oloya (Kiiza), Umony (Ssentongo)
Técnico: Milutin Sredojevic

Guiné-Conacri 2 x 1 Togo


O retorno de Adebayor após um ano e meio longe da seleção nacional não foi suficiente para os togoleses, que viram a Guiné largar à frente em Casablanca no Marrocos, onde a equipe mandou o jogo por conta do Ebola, com gol de pênalti convertido por Soumah logo aos 10’ de jogo, e ampliar com gol de Sylla no primeiro minuto após a volta do intervalo. Aos 13’ da etapa complementar, Jonathan Ayité diminuiu o placar para os visitantes, que ainda sonharam em empatar a partida auxiliados pela expulsão de Sylla dois minutos depois.

Guiné foi a campo com:
Yattara, Sylla, Camara, Sankoh, Cissé, Fofana, Keita, Conté, Soumah (Traoré), Lass Bangoura (Sory Bangoura), Sylla
Técnico: Michel Dussuyer (França)

Togo foi a campo com:
Agassa, Mathias, Bossou, Akakpo, Gafar, Romao, Amewou, Gakpé, Floyd Ayité, Jonathan Ayité, Adebayor
Técnico: Tchanile Tchakala

GRUPO F

Zâmbia 0 x 0 Moçambique


Sem conquistar resultados expressivos após o título da CAN em 2012, os zâmbios tropeçaram em casa na estreia das Eliminatórias, não conseguindo sair do zero contra os vizinhos da limitada seleção de Moçambique.

Zâmbia foi a campo com:
Mweene, Chongo, Sunzu, Nyambe Mulenga, Mbola, Sinkala, Lungu, Kalaba, Singuluma (Tembo), Jacob Mulenga (Mbesuma), Katongo
Técnico: Honour Janza (Zâmbia)

Moçambique foi a campo com:
Ricardo, Zainadine Júnior, Mexer, Dário Khan, Miro, Hagi, Kito, Simão, Josemar (Bauque), Dominguês, Sonito (Pelembe)
Técnico: João Chissano (Moçambique)

Niger 1 x 3 Cabo Verde


Num jogo que teve um início de tirar o fôlego, a geração de ouro caboverdiana construiu o placar com gols aos 3’, 14’ e 24’ do primeiro tempo, respectivamente pelos pés de Rodrigues, Odair Fortes e Zé Luís. Aos 34’ Maazou ainda deu uma esperança de reação para os donos da casa, em vão.

Niger foi a campo com:
Daouda, Sacko, Mohamed, Katkoré, Soumaila, Lancina, Koundize, Maazou, Mohamed, Cissé, Kamilou
Técnico: Gernot Rohr (Alemanha)

Cabo Verde foi a campo com:
Vozinha, Carlitos, Gegé, Kay, Stopira, Babanco, Calú, Odair Fortes, Nuno Rocha, Garry Rodrigues, Zé Luís
Técnico: Rui Águas (Portugal)

GRUPO G

Senegal 2 x 0 Egito


A fase conturbada pela qual passa o futebol do gigante árabe não chegou ao seu fim na partida que marcou o reencontro da torcida senegalesa com a equipe, que havia perdido mandos de campo por conta de incidentes com torcedores na eliminação ante a Costa do Marfim válida pelas Eliminatórias da última CAN. O placar foi montado ainda no primeiro tempo, graças a gols de Diouf aos 17’ e Mané aos 46’.

Senegal foi a campo com:
Coundoul, Bandji, Sané, Mbodji, Djilobodji, Souaré, Kouyaté (N’Diaye), Gueye, N’Doye (Sow), Mané, Diouf (Diamé)
Técnico: Alain Giresse (França)

Egito foi a campo com:
Ekrami, Al Muhammadi (Emam), Ghazal, Okka, El Saied, Fathi, El Neny, Ghaly, Hamoudi (Gamal), SAlah, Kamar (Hassan)
Técnico: Shawki Gharib (Egito)

Tunísia 2 x 1 Botsuana


Após levar um susto com gol de Mogorosi aos 44’ da etapa inicial, que trouxeram à tona a derrota pelo placar mínimo contra o mesmo adversário pela estreia das Eliminatórias para a CAN de 2012, os tunisianos reagiram nos minutos finais ao empatar a partida com Khazri aos 30’ e Chikhaoui de pênalti, aos 45’ da etapa complementar, literalmente decepcionando as zebras em campo.

Tunísia foi a campo com:
Ben Mustapha, Mathlouthi, Syam Bem Youssef, Mohsni, Maaloul, Ragued, Sassi, Chikhaoui, Msakni (Allagui), Khazri (Chermiti), Younés (Fakhreddine Bem Youssef)
Técnico: Georges Leekens (Bélgica)

Botsuana foi a campo com:
Dambe, Moswate, Ncenga, Mafoko, Olerile, Ogopotse (Gaolaolwe), Nato, Gabonamong, Mogorosi, Tshireletso, Ramatlhakwane

Técnico: Peter Butler (Inglaterra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário