quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ELIMINATÓRIAS - Divulgado o sistema de disputa para a próxima CAN e Copa do Mundo

Joseph Blatter e Issa Hayatou, presidentes da FIFA e CAF, em evento realizado anos atrás


Nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2015, a CAF divulgou o formato das Eliminatórias para a CAN 2017 e a Copa do Mundo 2018.

Semelhante ao que aconteceu no Mundial de 2010, quando a África do Sul fez parte do processo mesmo já estando automaticamente classificada, o país-sede da competição continental em 2017 disputará as Eliminatórias. Apesar de jogar todas as partidas como se fizesse parte de seu grupo, os jogos envolvendo a equipe não valerão pontos e serão considerados apenas como amistosos.

Vale lembrar também que apesar de as sedes de 2019 (Camarões), 2021 (Costa do Marfim) e 2023 (Guiné-Conacri) já estarem decididas, há indefinição acerca do país que receberá a próxima edição do torneio, que estava programada para a Líbia até o ano de 2014, quando por conta da instabilidade política no país optou-se por cancelar a recepção do evento.

CAN 2017

As 52 seleções que participarão do processo eliminatório para a CAN 2017 serão divididas em 13 grupos com 4 equipes cada um. Serão disputadas partidas de ida e volta entre os integrantes de cada grupo, de forma que ao término dos jogos os líderes de cada grupo garantirão vaga na fase final da competição, além dos dois melhores segundos colocados, e do país-sede.

Tal como no regulamento utilizado para a qualificação à CAN 2008, um aspecto bizarro voltou a fazer parte das regras: caso hajam desistências ou punições de modo a determinado grupo ficar com apenas três participantes, eles não poderão concorrer às duas vagas de melhor segundo colocado.

O anúncio da próxima sede da competição, disputada entre Argélia, Egito, Gabão e Gana, será feito no próximo dia 08 de Abril, na cidade do Cairo. No mesmo dia será realizado o sorteio dos grupos das Eliminatórias. Os jogos terão início nas duas Datas FIFA programadas para os dias 8 e 16 de Junho deste ano.

Copa do Mundo

Em relação às Eliminatórias para 2018, serão realizadas três fases preliminares de modo a reduzir o número de participantes a 20, que então serão divididos em 5 grupos de 4 equipes cada. Os líderes de cada grupo garantem vaga no Mundial.


O sorteio da FIFA está programado para 25 de Julho, na cidade de São Petesburgo, na Rússia, e os primeiros jogos serão disputados no mês de Outubro deste mesmo ano.

                       PFA                       

Estamos cobrindo a CAN no Por Dentro da África, um dos maiores sites do Brasil exclusivamente sobre o continente.

Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário