segunda-feira, 22 de junho de 2015

SUB-20 - Copa do Mundo chega ao fim com sucesso africano


Chegou ao fim no último sábado, 20 de Junho, a Copa do Mundo Sub-20 2015, torneio organizado pela FIFA e disputado na Nova Zelândia.

Apesar de não ter um representante na grande final, vencida pela Sérvia, o continente africano foi muito bem representado na competição: seus quatro participantes avançaram de fase e dois deles chegaram às semi finais.

Além disso, Adama Traoré foi eleito o melhor jogador do Mundial. O meia malinês de 19 anos cujos direitos pertencem ao Lille da França marcou 4 gols no torneio e foi vital para a chegada de seu time entre os três primeiros colocados.

Adama Traoré em partida do mundial

As Campanhas

A equipe do Mali foi provavelmente a africana que mais sofreu para avançar de fase. Após vencer o México por 2 x 0 na estreia e perder para a Sérvia pelo mesmo placar na segunda partida, chegou à última rodada com 3 pontos conquistados, mesma pontuação que todos os seus companheiros de grupo. Graças a um empate na última partida, conseguiu se garantir entre os classificados do grupo, porém, um sorteio foi realizado para definir se ficaria na 2ª ou 3ª colocação, graças a um empate em todos os critérios com o Uruguai. Após tirar a sorte, a equipe enfrentaria Gana, que teve a 5ª melhor campanha da 1ª fase e chamou atenção ao vencer a Argentina na 2ª rodada. Os ganeses venciam por 3 x 0 até os 35’ do segundo tempo, quando os argentinos diminuíram com dois gols. Na estreia, a equipe arrancou um empate com a Áustria já nos acréscimos da partida, e, na última rodada, uma vitória simples sobre o frágil Panamá.

Surpreendentemente, os malineses venceram por 3 x 0, fazendo com que os ganeses, que foram campeões em 2009, dessem adeus ao torneio. Na fase seguinte, o Mali enfrentaria a poderosa e temida Alemanha, que acabara de eliminar a Nigéria, pelo placar de 1 x 0. Os nigerianos haviam chegado às oitavas após perder para o Brasil na estreia por 4 x 2, golear a Coréia do Norte por 4 x 0 e vencer a Hungria por 2 x 0 na fase de grupos.

Em nova surpresa, a equipe do Mali superou os alemães nos pênaltis, após empate por 1 x 1, e enfrentou a Sérvia na semi final, perdendo apenas na prorrogação, por 2 x 1, e tendo direito a enfrentar o Senegal na disputa pela 3ª colocação.

Malineses comemoram a classificação contra a Alemanha

Senegaleses também foram longe em sua campanha, porém, com resultados de menos peso que o Mali. Após passarem de fase com certo sufoco, perdendo para Portugal por 3 x 0 na estreia, empatando com a Colômbia por 1 x 1 e vencendo o frágil Catar de virada na última partida de fase de grupos, avançaram às oitavas como um dos melhores terceiros colocados (apenas a Hungria avançou de fase com campanha pior).

Nas oitavas, empate com a Ucrânia por 1 x 1 e vitória nos pênaltis. Nas quartas de final, vitória magra sobre o Uzbequistão, para finalmente enfrentar o Brasil nas semi finais e sofrer estrondosos 5 x 0.

Na disputa de 3º lugar, senegaleses saíram à frente no segundo tempo, mas a superioridade do Mali transpareceu e o time conseguiu virar a partida para 3 x 1 e sagrar-se como a 3ª melhor equipe do torneio.

Chegada ao Mundial

É interessante relembrar a maneira pela qual as equipes conquistaram sua classificação à competição, por meio do Campeonato Africano Sub-20, disputado no início deste ano no Senegal, e que contava com dois grupos com quatro equipes cada, com os dois melhores times de cada grupo avançando às semi finais e conquistando também a vaga no Mundial.

O grande destaque ficou para o Senegal, que não disputou Eliminatórias por ser o país-sede do torneio. Após perder a partida de estreia para a Nigéria e sofrer o empate da Costa do Marfim nos minutos finais, chegou à última rodada precisando vencer e torcer para um tropeço da Costa do Marfim para se garantir no Mundial.

Após ficar à frente no placar por duas vezes, a equipe tomou a virada do Congo-Brazzaville na derradeira partida, resultado que somado ao empate entre marfinenses e nigerianos, classificaria o Congo às semi finais. Aos 43’ do segundo tempo, porém, quando tudo parecia perdido, o jovem meia Sidy Sarr, empatou a partida, virando o jogo pouco depois, já nos acréscimos, num 4 x 3 que acabou classificando o time da casa à Copa do Mundo da categoria.

Os nigerianos, que já haviam se classificado para o continental tranquilamente ao vencer as duas partidas contra a Tanzânia e se beneficiar da desistência do Lesoto na última fase, chegaram à última rodada da fase de grupos já classificados ao mundial. Posteriormente, a equipe seria campeã do torneio.



Malineses e ganeses também tiveram a mesma competência e conquistaram sua classificação ao mundial com uma rodada de antecedência, após superarem África do Sul e Zâmbia, sendo a última partida entre ambos apenas para definir quem ficaria com a primeira colocação (Mali, após vitória por 1 x 0).


Durante as eliminatórias, porém, a seleção do Mali chegou a sofrer um susto, quando na penúltima fase venceu a Burkina Faso fora de casa por 3 x 0, e passou sufoco na volta, em casa, perdendo a partida por 2 x 0 em um jogo tenso. Gana chegou a tropeçar na última etapa qualificatória, ao empatar com o Gabão em casa por 0 x 0, porém, logo em seguida golearam os gaboneses fora de casa por 4 x 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário