quinta-feira, 4 de junho de 2015

FEMININO - A África na Copa do Mundo 2015


No próximo dia 6 de Junho será dado início à Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada no Canadá. Pela primeira vez na história, 24 seleções participarão do torneio, sendo três delas africanas, uma vaga a mais do que na última edição.

O esquema de disputa é o mesmo da Copa do Mundo Masculina de 1994, por exemplo:
As 24 equipes são divididas em 6 grupos com quatro times cada.

A 1ª e a 2ª colocada de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final, onde se juntam às quatro melhores 3ªs colocadas no geral.

A partir daí, segue-se um sistema de “mata-mata”, até chegarmos à grande campeã mundial, no dia 5 de Julho, em Vancouver.

Confira abaixo um pouco mais sobre a participação de Nigéria, Camarões e Costa do Marfim no mais importante torneio internacional da categoria.
  

Chegada da delegação nigeriana à cidade de Winnipeg

Expectativas

O azar da Nigéria no sorteio dos grupos deve se refletir na possibilidade de realização de uma boa campanha pelo país. Com três fortes times do Top-10 do Ranking Mundial, a tendência é que não passem da primeira fase. Devem investir todas as fichas na segunda partida, contra a Austrália, para sonhar em almejar uma vaga como melhor 3ª colocada.
Além disso, a excelente participação nigeriana no último Mundial Sub-20 (finalista) não deve se repetir na categoria principal. Além de a boa geração não estar amadurecida o suficiente, historicamente o país costuma se sair melhor nos torneios de base em relação à categoria profissional.

A seleção da Costa do Marfim enfrentará um dos mais acessíveis adversários para os africanos nesta edição do torneio. Isto porque a Tailândia não é uma equipe de muita tradição, e o aumento de número de vagas para a Federação Asiática somado ao banimento da forte Coréia do Norte de disputar a competição por conta de um caso de doping em 2011 fez com que os tailandeses conquistassem a vaga. Porém, as marfinenses não devem apresentar um bom futebol, e a tendência é que sejam lanternas do grupo, com grandes chances de sofrer uma goleada da Alemanha.

Camarões terá pela frente as campeãs vigentes do Japão, além de outros dois adversários de pouco peso, a Suiça e o Equador. Porém, a falta de qualidade camaronesa faz com que seja difícil avançar de fase, e, tal como suas companheiras de continente, a tendência é que se despeçam na primeira fase, provavelmente sem pontuar.

Caso a Nigeria tivesse caído no grupo de Costa do Marfim ou Camarões, as chances de termos uma equipe africana disputando a 2ª fase seriam maiores. Porém, nas atuais circunstâncias é provável que a participação da própria Nigeria nas quartas de final de 1999 permaneça sendo a única vez em que uma equipe africana avançou de fase numa Copa do Mundo.

Confira os grupos:

Grupo B: Costa do Marfim (67º), Alemanha (1º); Noruega (11º); Tailândia (29º)
Grupo C: Camarões (53º), Japão (4º), Suiça (19º), Equador (48º)
Grupo D: Nigeria (33º), Estados Unidos (2º no Ranking FIFA); Suécia (5ª); Austrália (10ª)

Fique de Olho

Perpetua Nkwocha é capitã da equipe da Nigeria e também a africana mais experiente a disputar o torneio em 2015, com 39 anos de idade, já tendo sido até mesmo treinadora durante sua carreira, consolidada no futebol sueco, onde atualmente está no Clemensnäs. A meia possui passagens por nada menos que três Olimpíadas e disputará sua quarta Copa do Mundo, tendo sido inclusive a autora do único gol do país na última edição do torneio, em 2011, na vitória por 1 x 0 sobre o Canadá.

Outras duas jogadoras jovens e ofensivas, de 21 e 20 anos, respectivamente, merecem destaque: Desiré Oparanozie, do Guinguamp (França) e Asisat Oshoala, do Liverpool (Inglaterra), eleita melhor jogadora do continente no ano passado.

Pela Costa do Marfim, a maior esperança de gols e boas jogadas fica por parte de Josée Nahi, atacante de 26 anos do Zvezda (Rússia). O time também conta com a africana mais jovem do torneio, a meio-campista Jessica Emmanuel Aby, de apenas 16 anos, vinda do Onze Soeurs Gagnoa (Costa do Marfim).

Já na seleção de Camarões, a esperança de gols fica por conta de Gaelle Enganamouit, atleta de 23 anos que jogou as Olimpíadas de 2012 e foi a artilheira da equipe no Campeonato Africano do ano passado.


Classificação

Não foram disputadas Eliminatórias para esta edição da Copa do Mundo. As vagas foram destinadas às três melhores seleções do último Campeonato Africano Feminino, disputado ano passado, na Namíbia.

A Nigéria confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã do torneio com 100% de aproveitamento, 16 gols marcados e apenas 3 sofridos, enfrentando Camarões na grande final, equipe que teve uma campanha mais modesta, tendo perdido um de seus jogos na primeira fase, e se classificado à final apenas após uma prorrogação contra a Costa do Marfim. As marfinenses, por sua vez, venceram apenas duas partidas no torneio, contra a anfitriã Namíbia e contra a África do Sul, na partida que valia a 3ª posição do torneio e a vaga no Mundial.

Jogos

Confira os jogos das equipes africanas na 1ª Fase da Competição:

Costa do Marfim x Alemanha  – 17:00 - 07/06 (Dom)
Costa do Marfim x Tailândia – 20:00 - 11/06 (Qui) 
Costa do Marfim x Noruega – 17:00 - 15/06 (Seg)

Camarões x Equador – 20:00 – 08/06 (Seg)
Camarões x Japão – 23:00 – 12/06 (Sex)
Camarões x Suiça – 18:00 – 16/06 (Ter)

Nigeria x Suécia – 17:00 – 08/06 (Seg)
Nigeria x Austrália – 18:00 – 12/06 (Sex)

Nigeria x Estados Unidos – 21:00 – 16/06 (Ter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário