quarta-feira, 9 de julho de 2014

NIGERIA - Interferência Governamental leva à ameaça por parte da FIFA

* Quarta-Feira, 09 de Julho de 2014
  Atualização: A FIFA suspendeu hoje a Federação Nigeriana de todas as competições internacionais por tempo indeterminado. Mais detalhes na nota oficial no site da entidade.

*Terça-Feira, 22 de Julho de 2014
 Atualização: A FIFA voltou atrás em sua decisão e retirou a suspensão à Federação Nigeriana no último dia 19 de Julho.


Em questão de poucos dias, o astral da Seleção Nigeriana de futebol mudou completamente. O país viveu a euforia pela classificação conquistada após 16 anos longe das oitavas, o abalo por problemas relativos à falta de pagamento aos jogadores, o que levou até mesmo ao cancelamento de um treino da equipe, o feito histórico do zagueiro Yobo, que completou 100 jogos pela seleção nigeriana, o atleta a vestir mais vezes a camisa alviverde na história, seguido a seu gol contra na partida contra a França e à sua aposentadoria da seleção nacional, a lesão do meia Onazi após violenta entrada de Matuidi, a saída de Stephen Keshi do comando técnico da equipe e uma situação polêmica e confusa envolvendo o governo do país e a Federação local.

O presidente Aminu Maigari, que já foi anteriormente acusado de falsificar documentos, recebeu voz de prisão assim que voltou do Brasil, e outros membros da diretoria da Federação também foram afastados de seus cargos por conta de decisões judiciais, e Lawrence Katken, um nome indicado pelo ministro dos esportes assumiu o poder da entidade máxima do futebol nacional temporariamente.

Após uma advertência da FIFA, que estabeleceu um prazo para que o poder fosse devolvido a Maigari até a última terça-feira (08 de Julho) sob ameaça de sanções e banimentos de competições oficiais em caso de permanência da decisão da interferência governamental, foi marcado um congresso de emergência para sábado passado (06 de Julho) entre os representantes das federações dos 36 estados nigerianos e da capital federal, além de representantes das ligas locais, associações de treinadores, árbitros e sindicato de jogadores, para definição da situação.

Ex-presidente da Federação Aminu Maigari
No encontro, ficou decidido que por falha de Maigari em “resolver firme e completamente problemas financeiros com a equipe nigeriana durante a competição”, ele deveria ser considerado culpado pela crise, e consequentemente afastado do cargo, além de haver uma dissolução de seu comitê executivo e de diversos conselhos dentro da entidade. Foi determinada também a permanência de Katken até que seja decidido um secretário geral definitivo para a Federação.

Em outras palavras, foi realizada uma reunião no âmbito esportivo para endossar uma decisão governamental, desta forma, enquadrando-se nos parâmetros legais da FIFA.


O próximo compromisso oficial da seleção nigeriana é na primeira semana de setembro, quando encaram o vencedor de Congo x Ruanda pelas Eliminatórias da CAN do ano que vem, e espera-se que nesses dois meses a situação já tenha se resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário