quinta-feira, 23 de outubro de 2014

História Africana #2 - Jean-Pierre Tokoto, o primeiro camisa 10 camaronês das copas



Meia-atacante nascido em 1948 na cidade de Douala, iniciou a carreira muito jovem, atuando pelo Oryx de Douala de 63 a 68, período em que sagrou-se tetracampeão nacional, bicampeão da Copa Camaronesa, e também campeão da Copa dos Campeões Africanos. Meses depois de fazer sua estreia, tornou-se o jogador mais jovem a ser convocado para a seleção nacional de seu país, aos 15 anos de idade (recorde que persiste até hoje).

Imagem da equipe do Oryx em 1965, com Tokoto destacado em vermelho
Em 1968 desembarcou na França, país onde atuaria até o final da década seguinte, passando por Olympique de Marseille (duas ocasiões), Paris-Neuilly, Béziers, Paris-Joinville, Paris-Saint Germain e Bordeaux (duas ocasiões). Já em 1980, atravessou o oceano e foi jogar pelo New England Tea Man, dos Estados Unidos, país em que jogou até o final de sua carreira.

Equipe do Paris-Joinville em 1971, com Tokoto destacado em vermelho

Tokoto em figurinha com a camisa do Paris-Saint Germain

O principal ano de sua carreira foi o de 1972, no qual conquistou seu primeiro e único título nacional francês junto à equipe do Olympique de Marselha, e fez parte do time que chegou à 3ª colocação da Copa Africana de Nações, disputada em seu próprio país, e na qual foi eleito um dos destaques do torneio.

Às vésperas de encerrar sua carreira, teve a oportunidade de disputar a Copa do Mundo de 1982, à época com 34 anos, entrou como reserva, no lugar de Milla já próximo ao final da primeira partida contra o Peru. Na rodada seguinte, contra a Polônia, teve um tempo inteiro para mostrar seu futebol após ser substituído no intervalo, e na despedida da competição, contra a anfitriã Itália, começou jogando mas acabou sem marcar nenhum gol.

Tokoto no álbum da Copa de 1982


Seleção de Camarões em 1981


Depois de se aposentar, permaneceu morando nos Estados Unidos, trabalhando em equipes como o Schwaben de Chicago, e o Peak Soccer Academy, como diretor técnico. Em 2009 criou o Tokoto FC, equipe que faz um trabalho preparatório para jovens que ingressam em universidades.


Jean em foto recente



Confira também o outro texto da série História Africana:

#1 - Joseph Yegba Maya, o eterno artilheiro do Olympique


Nenhum comentário:

Postar um comentário