sexta-feira, 31 de outubro de 2014

POLÍTICA - Burkina Faso declara estado de emergência a duas semanas de jogos decisivos das Eliminatórias


Faltando menos de 20 dias para a última partida das Eliminatórias da CAN, o presidente da Burkina Faso decretou estado de emergência no país.

Explicando de forma extremamente resumida, o atual mandatário do país, Blaise Campaoré, há 27 anos ocupando o cargo, não poderia disputar as próximas eleições, previstas para o ano que vem. Porém, o parlamento votaria uma legislação para que essa restrição fosse desfeita, e então intensificaram-se inúmeros protestos ao longo do país.



Atualmente, os burquinenses ocupam a vice-liderança, que dá vaga à CAN, do Grupo C das Eliminatórias, atrás do Gabão (8 pontos), e seguidos por Angola (4 pontos) e Lesoto (2 pontos). Restam ainda os confrontos contra Lesoto, fora de casa no dia 15, e Angola, em casa, porém, caso a situação permaneça como está, é possível que atuem fora do país.

Mesmo que a maioria dos jogadores da seleção atue fora do país, não sendo afetada com uma provável paralisação do recém-iniciado campeonato nacional, trata-se sempre de uma situação delicada, já que temos exemplos recentes como a Líbia, Egito e até a República Centro-Africana entrando em período de decadência no esporte por grande influência da situação política interna.

Outro país que passou por uma leve turbulência política nesta semana foi a Zâmbia, com a morte do então presidente Michael Sata, aos 77 anos. Porém, pouco tempo depois Guy Scott assumiu o cargo interinamente e novas eleições foram marcadas para daqui a três meses, e a situação é estável.

O Portal do Futebol Africano espera que a situação se resolva o quanto antes, sem maiores consequências para a população, para que em breve o esporte possa voltar a ser prioridade.

Confira abaixo imagens dos protestos de ontem:

Issouf Sanogo/Agence France-Presse — Getty Images

 Sudi Mnette/RTR/AFP

AFP

ISSOUF SANOGO / AFP - GETTY IMAGES


CreditJoe Penney/Reuters







Nenhum comentário:

Postar um comentário