quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COPA DO MUNDO FEMININA SUB-20 - O que esperar de Gana e Nigeria




Teve início ontem a Copa do Mundo de Futebol Feminino sub-20, e como não poderia deixar de ser, contamos com a presença de duas equipes africanas no torneio: Nigeria e Gana.

O que esperar


Quanto às nigerianas, mesmo na 34ª posição do ranking da FIFA, há uma boa expectativa. Principamente pelo fato de virem numa crescente no esporte, e terem sido sorteadas em um grupo acessível, ao lado de México, Inglaterra e Coréia do Sul. Pelo cruzamento, é bem possível que cheguem até as semi finais.

Em seu caminho nas Eliminatórias, venceu a Serra Leoa por 10 x 0 na partida de ida e 6 x 0 na de volta, fora de casa. Em seguida, venceu ambos os jogos contra a Tunísia pelo placar de 4 x 0, para selar a classificação vencendo a África do Sul por 6 x 0 no jogo de ida e 1 x 0 na volta, fora de casa.

                             

Já as ganesas caíram no grupo do país-sede, Canadá, ao lado de Finlândia e Coréia do Norte, e em 48º no Ranking da FIFA, devem ter dificuldades para avançar de fase. Surpreendentemente, porém, venceram as anfitriãs por 1 x 0 no jogo de estreia, graças ao gol solitário de Sherifatu Sumaila, o que deu possíveis novos rumos para uma classificação. Porém, caso passem de fase encarariam um time do Grupo B, que conta com Brasil, Alemanha, Estados Unidos e China, e dificilmente avançariam.

Na entrevista pós-jogo, o técnico Bashir Hayford mostrou sonhar alto: “Enviamos um sinal de que não estamos aqui por diversão. Estamos aqui a trabalho. Se não quiséssemos ganhar a Copa do Mundo, não estaríamos aqui.”

Para chegar à Copa, as ganesas tiveram que disputar apenas duas partidas, isso por conta da desistência da Guiné-Bissau e de Uganda, suas duas primeiras rivais. Na fase derradeira, derrota pelo placar mínimo no jogo de ida na Guiné Equatorial, seleção que conta com diversas atletas naturalizadas, e devolução do placar na volta em Gana. Nos pênaltis, veio a tão almejada classificação.

Edições Passadas

A Nigeria possui um vasto retrospecto positivo na competição, participando de todas as edições realizadas pela FIFA, e não passando de fase apenas em sua estreia, no ano de 2002, quando foi lanterna de seu grupo, conquistando apenas um ponto no empate contra o Japão.

Na edição seguinte, dois anos depois, sediada na Tailândia, foi 3ª em seu grupo, ficando à frente da Itália, e conquistou resultados expressivos como uma vitória por 3 x 2 em cima do Brasil, mas acabou eliminada pela Alemanha logo nas quartas de final, na disputa por pênaltis após empate por 1 x 1.

Em 2006, passou de fase no torneio realizado na Rússia, com uma histórica goleada por 8 x 0 sobre a seleção finlandesa, que havia perdido suas duas outras partidas pelos placares de 0 x 1 e 0 x 2, o que dá ainda mais valor ao resultado. Porém, foram novamente eliminadas logo na fase seguinte, perdendo por 1 x 2 para o Brasil graças a um gol de Adriane aos 50’ do segundo tempo.

Em solo chileno, na edição seguinte, conquistaram seu melhor resultado na fase de grupos, a liderança do grupo com Inglaterra, Nova Zelândia e as anfitriãs chilenas. Porém, foram mais uma vez eliminadas nas quartas de final, desta vez para a França, com um gol marcado próximo ao fim da partida.

Em 2010 o time conseguiu embalar e conquistar um resultado extremamente satisfatório. Após terminar em 2º no grupo C, empatando com Inglaterra e México e vencendo a seleção japonesa, derrubaram os Estados Unidos nos pênaltis, quebrando o tabu de não passar das quartas, e com um gol logo no início do jogo, derrotou a Colômbia na semifinal pelo placar mínimo, chegando à grande decisão, na qual perdeu para as anfitriãs alemãs pelo placar de 0 x 2.

Na edição mais recente, disputada no Japão há dois anos, mais um bom resultado. Após liderar seu grupo na primeira fase com vitórias sobre Coréia do Sul e Itália, esta última por 4 x 0, e empatar com o Brasil, resultado crucial para eliminação da equipe canarinho, chegaram novamente às semifinais, após passar pelas mexicanas na prorrogação, e acabaram perdendo para os Estados Unidos por 0 x 2, disputando assim o terceiro lugar contra as donas da casa, com nova derrota por 1 x 2.

Já a seleção de Gana possui um currículo menos invejável. Estreando na competição apenas em 2010, empataram com a seleção estadunidense por 1 x 1 em sua estreia, e perderam por 2 x 4 para as sul coreanas na partida seguinte. Praticamente eliminadas pelo saldo de gols, venceram a Suiça por 2 x 0 na partida de despedida.

Na edição mais recente, a situação piorou. Três derrotas em três partidas. Mas vale ressaltar que era um grupo duríssimo, com Estados Unidos (0 x 4), Alemanha (0 x 1) e China (0 x 1).


Confira aqui as escalações de Nigeria e Gana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário