domingo, 3 de agosto de 2014

ELIMINATÓRIAS - Jogos de Volta da 2ª Fase Rumo à CAN


No último fim de semana foram disputadas as partidas de volta da 2ª fase de Eliminatórias para a Copa Africana de Nações do ano que vem, no Marrocos. A seguir todos os resultados, e a ordem como aparecerão os resumos das partidas a seguir:

Ruanda 2 x 0 Congo (Ida 0 x 2) (4 x 3 nos pênaltis)
Guiné-Bissau 1 x 1 Botsuana (Ida 0 x 2)
Malauí 1 x 0 Benin (Ida 0 x 1) (4 x 3 nos pênaltis)
Quênia 0 x 0 Lesoto (Ida 0 x 1)
Moçambique 2 x 1 Tanzânia (2 x 2)
Mauritânia 0 x 1 Uganda (0 x 3)

*Serra Leoa classificou-se sem disputar a partida de ida, graças à desistência da equipe de Seychelles.

Foi decidido que nenhum evento esportivo será realizado no território do país por conta do estado alarmante causado pelo Ebola, e possivelmente as primeiras partidas com mando da equipe serão realizadas em campo neutro, fora do território nacional.

Ruanda (4) 2 x 0 (3) Congo


Após um primeiro tempo de poucas chances graças à estratégia defensiva da seleção congolesa por conta da boa vitória por 2 x 0 na partida de ida, a seleção ruandesa voltou melhor do intervalo e fez o resultado em menos de 15 minutos.

Aos 7’ da etapa complementar, Karege chegou ao ataque pela direita e fez um cruzamento rasteiro para a área, que passou por dois zagueiros e sobrou para Ndahinduka abrir o marcador. Aos 14’, lambança: com um desentendimento entre o zagueiro e o goleiro Massa, uma bola fácil e lenta acabou sobrando para Karege deixar a sua marca, e dar números finais ao placar, apesar da pressão ter continuado até o fim da partida, com direito até a bola na trave congolesa.

O goleiro ruandês Ndayishimiye foi o grande destaque da cobrança de pênaltis, iniciada pelos congoleses, defendendo duas cobranças, dos jogadores Lakolo e Lépicier. Doré mandou no travessão. Os erros dos donos da casa vieram de Niyonzima chutando em direção à trave, e Karege, que mesmo indo tão bem no decorrer da partida, parou nas mãos do goleiro Massa.

Decorrer das penalidades:

Tubane....1 x 0 Doré
Mbaraga...2 x 1 Ndinga
Kagere ......2 x 2 Ganvoula
Bayisenge 3 x 3 Bifouma
Niyonzima 3 x 3 Lépicier
Sibomana..4 x 3 Lakolo

Ruanda foi a campo com:
Ndayishimiye, Rusheshangoga, Nshutiyamagara, Bayisenge, Ngirinshuti, Mugiraneza, Niyonzima, Sina (Tubane), Iranzi (Sibomana), Ndahinduka (Mbaraga), Kagere
Técnico: Stephen Constantine (Inglaterra)

Congo foi a campo com:
Massa, Baudry, Mouhbio, Lépicier, Bissiki, Lakolo, Ndinga, Boukama-Kaya (Bifouma), Gandzé, N’Guessi (Ganvoula), Doré
Técnico: Claude LeRoy (França)


 











Guiné-Bissau 1 x 1 Botsuana

Numa partida em que os donos da casa contavam mais com a vontade do que com a habilidade em relação a seu rival, que confortável com o placar de 2 x 0 na partida de ida fez apenas o necessário, a Botsuana encarará Tunísia, Egito e Senegal num dos Grupos da Morte da próxima fase, o G.

Logo aos 16’ de jogo Seidi abriu o placar reacendendo a esperança dos guineenses, que permaneceu até os 34’ do segundo tempo, quando Ramatlhakwane empatou a partida e tornou o que já era difícil quase impossível, já que para se classificar os donos da casa necessitariam de mais três tentos em menos de 10 minutos.

Guiné-Bissau foi a campo com:
Mendes, Edson, Da Silva, Baldé, Eridson, Cá, Té, Saná, Ivanildo, Seidi, Cícero
Técnico: Paulo Torres (Portugal)

Botsuana foi a campo com:
Dambe, Gaolaolwe, Olerile, Ncenga, Moswate, Mafoko, Nato, Ogopotse, Moyana, Tshireletso, Ramatlhakwane
Técnico: Peter Butler (Inglaterra)





Malauí (4) 1 x 0 (3) Benin

Em outro confronto equilibrado, John Banda abriu o placar para os donos da casa logo aos 13’ de jogo, após falha da defesa. A equipe continuou pressionando, mas conforme o confronto se aproximava dos pênaltis, ambas as equipes foram ficando mais cautelosas.

Nos acréscimos do segundo tempo, porém, a torcida vai ao delírio com o cruzamento de Msowoya na cabeça de Simkonda, que dividiu com o goleiro e estufou as redes. Porém, o árbitro zâmbio Janny Sikazwe viu falta no arqueiro rival, e teve a coragem de anular o tento que daria a classificação aos donos da casa.

Na cobrança de pênaltis, iniciada pelos visitantes, destaque para o goleiro Harawa, que defendeu duas cobranças, inclusive do artilheiro e grande nome beninense Stéphane Sességnon. Já os malauianos tiveram precisão cirúrgica e converteram todas as bolas, conquistando assim a vaga no Grupo B ao lado de Argélia, Mali e Etiópia.

Decorrer das penalidades:
Kamwendo 1 x 0 Sességnon
Msowoya.....2 x 1 Séibou
Mzava...........3 x 2 Angan
Malata...........4 x 3 Barazé
......................4 x 3 Adénon

Malauí foi a campo com:
Harawa, Nyirenda, Malata, Lanjesi (Mzava), Mlumbika, Banda, Kamwendo, Kayira, Chatsalira (Mhango), Msowoya, Ngalande (Simukonda)
Técnico: Young Chimodzi (Malauí)

Benin foi a campo com:
Fabiyi, Sossa, Adénon, Ogouchi, Oré, Barazé, Séibou, Azankpo, Sessegnon, Suanon (Angan), Aoudou
Técnico: Didier Olle-Nicolle (França)



Quênia 0 x 0 Lesoto



Na grande surpresa da rodada, a fraca e desorganizada atuação do Quênia somou-se ao fato de Lesoto jogar com o regulamento por ter vencido a primeira partida pelo placar mínimo e resultou em um empate sem gols, que propicia a Lesoto disputar o Grupo C ao lado de Burkina Faso, Angola e Gabão.

Lesoto resumia-se a contra-ataques e gastar o tempo, enquanto os quenianos tentavam chegar ao ataque, mas não conseguiam armar boas jogadas. Após o fim da partida, toda a comissão técnica queniana foi imediatamente demitida.

Quênia foi a campo com:
Obungu, Omar, Ochieng, Owino, Olum, Mariga (Were), Wanyama, Opiyo, Lavatsa (Wanga), Kahata (Mohammed), Oliech
Técnico:

Lesoto foi a campo com:
Knenane, Koetle, Ntobo, Lerontholi, Moletsane, Mokhahlane, Mofolo, Kamela, Lekhanya, Seturumane (Potloane), Lekhoana (Tale)
Técnico: Seephephe Matete (Lesoto)








Moçambique 2 x 1 Tanzânia



Após conquistar o bom empate por 2 x 2 fora de casa, a seleção moçambicana não esteve eliminada por um momento sequer ao longo do jogo de domingo. Em um primeiro tempo equilibrado, com poucas chances para ambas as equipes, tudo indicava para uma ida ao intervalo com o placar intacto, quando Reginaldo fez cruzamento na área para Josimar cabecear e abrir o placar.

Durante a pausa, Miro comentou em entrevista à Rádio Moçambique:
“Nós estamos a jogar contra o vento, então temos mais a possibilidade de jogar pé para pé, mas foi difícil. Penso que na segunda parte vai ser melhor”

Na segunda etapa, o jogo continuou parelho e a Tanzânia chegou ao empate, aos 30’, em chute de Samata, jogador do Mazembe (RD do Congo). Moçambique manteve a postura de ir para o ataque e em pouco tempo foi agraciado com o segundo gol na partida, marcado por Dominguês aos 36’. Ao término do jogo, o clima de abatimento entre os tanzanianos era geral, e o jogador Kiamba disse à mesma emissora “Eles tiveram as chances e usaram. nós tivemos e não conseguimos os gols. Isso é futebol. Nós lutamos por um bom resultado, mas não conseguimos.”.

Os Mambas agora jogarão no grupo F, ao lado de Zâmbia, Niger e Cabo Verde.

Moçambique foi a campo com:
Ricardo, Chico, Dário Khan, Miro, Zainadine Jr, Kito (Jumisse), Hagi, Josemar, Reginaldo, Dominguês (Isac), Sonito (Bauque)
Técnico: João Chissano (Moçambique)

Tanzânia foi a campo com:
Munishi, Yondani, Moradi, Haroub, Kapombe, Nyoni, Kazimoto, Mcha (Kiamba), Samata, Ulimwengu (Ngassa), Bocco (Msuvan)



Mauritânia 0 x 1 Uganda


Mesmo atuando em casa, a Mauritânia possuía elenco pior e placar desfavorável devido ao 0 x 2 do jogo de ida. As melhores chances pararam nas mãos do goleiro Odongkara.

A situação piorou para os donos da casa aos 34’ do segundo tempo, quando Traoré foi expulso após menos de sete minutos em campo. Quando tudo encaminhava para um 0 x 0, Robert Ssentongo, que havia entrado no jogo aos 41’ abriu o placar para os visitantes aos 47’, e enterrou até mesmo as esperanças da torcida local de ver uma vitória de sua equipe.

Mauritânia foi a campo com:
Diallo, Sow, Sangaré, N’Diaye, Wade (Traoré), Baghayogho (Gaye), Sidi, Diakité, Ba, Bessam, Da Silva
Técnico: Patrice Neveu

Uganda foi a campo com:
Odongkara, Guma, Isinde, Mwesigwa, Walusimbi, Mawejje, Kizito, Aucho, Miya (Kiiza), Kizito (Ssentongo), Umony (Majwega)
Técnico: Milutin Sredojevic





Sub-17

Neste final de semana a garotada também entrou em campo pela 2ª e penúltima fase de Eliminatórias para o Campeonato Africano Sub-17, que será realizado ano que vem no Niger.
Abaixo, os resultados com os respectivos agregados.

Nigeria 4 x 0 R.D. do Congo (5 x 0, Nigeria classificada)
Gabão 3 x 0 Etiópia (3 x 0, Gabão classificado)
Senegal 1 x 1 Togo (1 x 1, Togo classificado)
Marrocos 1 x 2 Guiné-Conacri (1 x 3, Guiné classificada)
Burkina Faso 0 x 0 Camarões (0 x 2, Camarões classificado)
Angola 2 x 0 Moçambique (3 x 2, Angola classificada)
Ruanda 2 x 3 Uganda (2 x 7, Uganda classificada)
Botsuana 0 x 5 Zâmbia (0 x 6, Zâmbia classificada)
Mali 0 x 0 Benin (0 x 1, Benin classificado)
Congo 1 x 0 Egito (1 x 1, Egito classificado nos pênaltis, 9 x 10)
África do Sul 4 x 0 Tanzânia (4 x 0, África do Sul classificada)

Sudão do Sul e Serra Leoa desistiram de participar antes mesmo dos jogos de ida, e a Líbia recuou após perder a ida por 0 x 4, em casa. Avançaram sem precisar entrar em campo, respectivamente, Gana, Tunísia e Costa do Marfim.

Os times retornam a campo apenas na segunda quinzena de setembro, na última e decisiva fase. Eis os confrontos:

Gabão x Nigeria
Guiné-Conacri x Togo
Camarões x Gana
Angola x Costa do Marfim
Zâmbia x Uganda
Benin x Tunísia
África do Sul x Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário