domingo, 17 de agosto de 2014

ELIMINATÓRIAS - Ruanda é eliminada por escalação irregular e Congo herda vaga no Grupo A



Birori atuando com a camisa de Ruanda

Neste domingo 17 de Agosto a CAF oficializou a decisão de excluir a seleção da Ruanda das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2015, a ser disputada no Marrocos, por conta de uma irregularidade com um de seus atletas.

Após a partida de ida válida pela 2ª fase das Eliminatórias para a CAN, a Federação Congolesa de Futebol entrou com protesto junto à CAF referente à escalação do atleta ruandês Dady Birori.

Suspeitava-se de irregularidade no atleta por conta de um problema com a documentação, já que o jogador, que nasceu na República Democrática do Congo (à época ainda chamada de Zaire) mostrou possuir dois passaportes diferentes, com nomes e idades diferentes, sendo Dady Birori pela seleção nacional, com o passaporte ruandês, e sob o nome de Etekiama Agiti Tady pelo Vita Club de Kinshasa, sua equipe atual.

O jogador foi banido de atuar tanto pelo clube quanto pela seleção, e dia 17 de Setembro será dado a duração oficial deste afastamento, que ao que tudo indica será de dois anos.


Com a irregularidade do atleta, a seleção de Ruanda foi desclassificada das Eliminatórias, e o Congo-Brazzaville, equipe que havia sido eliminada por ela nos pênaltis, herdou a vaga no Grupo A, ao lado de Nigeria, Sudão e África do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário